quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOTA OFICIAL DO SINDRACS CENTRO LESTE BAHIA


Levando em consideração a Iª VIGILIA DO PISO SALARIAL DOS ACS/ACE,que acontecerá nos dias 02,03 e 04 de outubro do ano corrente em Brasília-Df,e considerando ainda a importancia deste momento,o presidente do Sindracs Centro Leste Ba,vem por meio deste informar que o X ENCONTRO MACRO REGIONAL que estava marcado para o dia 06 de outubro na cidade de Conceição do Coité,foi adiado para o dia 27 de outubro de 2011.
Na oportunidade gostariamos de informar que como sempre foi,o Sindracs Centro Leste-Ba estará organizando um onibus para estar mais uma vez fortalecendo essa luta que é nossa,para isso gostariamos de contar com o esforço de cada um ACS/ACE de todo país de modo especial a Bahia e a Regional Centro leste.Sabemos da dificuldade de cada um,no entanto todo esforço feito agora será de muita importancia para esse momento crucial que estamos vivendo.Por isso fica aí o apelo do Sindracs a cada um ACS/ACE para que possa se fazer presente nestes dias lá em Brasília e juntos macharmos rumo a VITÓRIA..
Os interresados em garantir sua vaga no Translado do Sindracs Centro Leste- Ba,deverá entrar em contato com os telefones abaixo relacionados,mas desde já informamos que aqueles que confirmar sua vaga,terá que fazer o deposito da passagem com antecedencia da viagem,para evitarmos transtornos futuros.
Desde já agradecemos.

CONTATOS:

MARGARIDA ESTRELA-SECRETARIA DE FINANÇAS (75)8111-7543/9122-9927

JORGE DE ARAÚJO ALVEE_PRESIDENTE (75)8129-5059-9127-3382

RENILDO CERQUEIRA DE SOUZA-DIRETOR DE COMUNICAÇÃO (75)8104-7676



SINDRACS CENTRO LESTE BAHIA

Agente faz!!! A saúde acontece!!!



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Iª VIGÍLIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE DIAS 03,04 e 05 DE OUTUBRO DE 2011 EM BRASÍLIA -DF


A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “1ª VIGÍLIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE”, que se realizará nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2011, na Esplanada dos Ministérios, Brasília -DF a partir das 08:00 horas da manhã do dia 03/10, com montagem de acampamento, e Mobilização junto aos Ministérios da Saúde, Planejamento e Casa Civil. Na programação ainda deverá constar Seção Solene em comemoração do dia Nacional dos ACS (04/010) realizada pela Câmara de Deputados Federais, e reuniões com o Governo Federal e Lideranças do Congresso Nacional, a fim de se concluir as negociações de regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.
Esclarecemos que esta mobilização é em caráter de urgência e está sendo promovida com o objetivo de obtermos uma posição do Governo Federal diante da regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE. A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria, ACS e ACE e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.
É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicado da categoria se mobilizem e venham em caravanas, pois agora precisamos de todos em Brasília!
OBS: Em tempo, informamos que esta mobilização será organizada pela CONACS e demais entidades sindicais envolvidas no movimento, e as acomodações serão disponíveis na forma de acampamento, e recomendamos que os participantes tragam suas barracas, colchonetes, roupa de cama, banho, utensílios de higiene pessoal, animação, coragem e muita determinação, tudo depende de nós! Maiores informações serão disponibilizadas a qualquer momento via site www.conacs.com.br , podendo entrar em contato via telefone 062 9949-8365 / 8196-3838, 062 3505-1315 (13:00h às 17:00h), ou ainda por e-mail conacs2011@hotmail.com.
Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.
A União faz a força!

Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CONACS SE REUNE NESTA TERÇA FEIRA DIA 30/08 PARA DEFINIR SE HAVERÁ MOBILIZAÇÃO OU NÃO.


Apesar dos boatos que surgiu desde a semana passada sobre uma possivel Mobilização em Brasília nos dias 3,4 e 5 de outubro, até o prezado momento a CONACS não havia dado um posicionamento oficial sobre o assunto.
Em conversa por telefone com a Presidente da Conacs Ruth Brilhante,ela nos informou que após uma reunião que acontecerá amanhã dia 30/08/2011 ela confirmará se haverá a Mobilização nos dias 3,4 e 5 de outubro.
Logo apos essa confirmação a Bahia vai estar mobilizando o maior numero de ACS/ACE para estar fortalecendo essa luta como sempre fez,através da FEBACS,Sindicatos e associações.
VAMOS A LUTA,"PORQUE QUEM SABE FAZ AGORA,NÃO ESPERA ACONTECER"!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SINDACS DE FEIRA DE SANTANA FEZ A DIFERENÇA NO SEMINÁRIO DE SALVADOR BAHIA.


Num evento em que reuniu-se mais de 3 mil ACS/ACE,na Assembléia Legislativa da Bahia para discutir o piso salarial nacional através da emenda 63 no dia 18/08/2011,gostariamos de parabenizar o SINDACS-FEIRA, que esteve presente com 10 ônibus lotados de ACS e ACE,sendo 08 onibus de ACS e 02 de ACE.
O sindicato dos Agentes de Feira de Santana hoje está sobre o comando do Presidente Antonio Nelson do Rosrario(Nelson),que juntamente com uma diretoria inovada e competente,está buscando cada dia vencer os desafios de melhorar a qualidade de vida dos seus sindicalizados.E com apenas dois meses de mandato conseguiu mobilizar esse grande numero de ACS/ACE,para estar juntos na luta pela aprovação de nosso piso salarial.
Gostaria de salientar ainda que o Sindacs-Feira cedeu vagas para outros municipios que não conseguiram transporte, a exemplo de Santanópolis que oculpou 24 vagas.Parabéns a toda diretoria do Sindicato de Feira de Santana e a todos os ACS/ACE que estiveram presentes nesse movimento,demonstrando assim que a categoria está unida num só objetivo.


Agente faz!!! A saúde acontece!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Xº ENCONTRO MACRO REGIONAL DO SINDRACS CENTRO LESTE




SINDICATO REGIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO CENTRO LESTE BAHIA

Praça Juca Pedreira,02-Centro-São Gonçalo dos Campos
CNPJ:789722/00001-16
CEP:44.330-000-FONE(75)9127-3382 OU 8126-7497

Convocátória

Caro colega,é com muita honra que venho por meio deste CONVOCAR V.Sa para participar do X Encontro Macro Regional Á se realizar na cidade de Conceição do Coité com a participação dos:
CONVIDADOS:
DAB/SESAB:
ESCOLA TÉCNICA:
CONACS/FEBACS:
ASSESSORIA JURIDICA:

OBJETIVO:
Promover a Integração das categorias dos ACSA/ACE , visando o FORTALECIMENTO SINDICAL.

Local: a definir
Ponto de Apoio:Praça do Mercado
Data:06 de outubro de 2011
Horario: 8:30 às 14:00hs
Participante:Cada SUB –SEDE deverá enviar até dois ACS/ACE

Na certeza de contarmos com a sua presença desde já agradeço.

Atenciosamente,

Jorge de Araújo Alves
Presidente


Agente faz!!! A saúde acontece!!!












sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MOMENTO HISTORICO!!!FEBACS CONSEGUE MOBILIZAR MAIS DE 3 MIL ACS/ACE DA BAHIA NO SEMINÁRIO QUE DISCUTIU A REGULAMENTAÇÃO DE EC.63



AVALIAÇÃO DA PRESIDENTE DA FEBACS LUCIA GUTEMBERG.

O evento foi muito produtivo,uma vez que a Federação conseguiu mobilizar aproximadamente 3 mil ACS/ACE de todos os lugares da Bahia,que mais uma vez atendeu o chamado.Isso mostra que a chama e a sede de se fazer justiça continua viva nos corações daqueles que desejam ter seus direitos respeitado.
A realização deste seminário só aconteceu devido a Comissão Especial, e a grande parceria com Deputados comprometidos com a categoria,o qual eu deixo o meu agradecimento.No entanto os grandes herois deste evento foram os ACS/ACE que de forma brilhante,passando por muitas dificuldades,horas e horas de viagem cansativa,mas firmes no proposito de conseguir a tão sonhada vitória,que é a aprovação do piso salarial nacional,através da regulamentação da Emenda 63.
Mais de 3 mil trabalhadores se fez presente,numa demonstração de que a categoria está consciente do que quer,está mais madura e respondeu ao chamado da FEBACS.Esta que por sua vez demosntrou sua força e poder de mobilização e como consequência disso a Assembléia Legislativa da Bahia ficou pequena para acolher todos os ACS/ACE , e assim tivemos que realizar o evento na área externa da Assembléia(Estacionamento).
O debate foi muito forte,os debatedores colocaram a importância de se fazer cumprir a lei 8080 que trata do comprometimento dos gestores nas 3 esferas do governo.Deixo aqui aqui o nosso repúdio a ausência do Governador,secretários de saúde,presidente da UPB,que apesar de alguns mandarem representantes o qual a categoria tem o maior respeito,mas faltou uma atenção maior, a categoria esperava mais.
O bom de tudo isso é que estes trabalhadores amadureceram,estão mais críticos e reflexivos sabendo decirnir o JOIO do TRIGO.Olho Vivo gestores, pois os ACS/ACE estão em alerta total,2012 é ano de eleições municipais.
Enfim gostaria de mais uma vez agradecer a cada um ACS/ACE,que veio dos luagares mais longiquos desta Bahia para se unir numa só luta,num só objetivo,ao tempo em que aproveito para pedir desculpas pelas falhas que por ventura tenha acontecido,mas que se torna pequena diante da grande vontade de alcançar nossos objetivos.Vamos em frente porque a luta continua,fé na vida...

FEDERAÇÃO BAIANA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (FEBACS)
Maria de Lúcia de Santana Gutemberg
Presidente

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ACS/ACE DE TODA PARTE DA BAHIA LOTAM A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NO SEMINÁRIO PARA DISCUTIR O PISO SALARIAL!!! MAS FALTOU ORGANIZAÇÃO





Caros amigos ACS/ACE dos lugares mais longínquos desta imensa Bahia,começo esta matéria agradecendo a cada um de vcs que numa demonstração de luta, união e determinação deixaram seus municípios viajando dias e horas para fazer parte dessa luta.
Agora falando basicamente do evento,o mesmo começou na parte da manhã com o trabalho corpo a corpo, visita aos gabinetes dos deputados na busca por apoio coordenado pela FEBACS, sindicatos e associações.O Seminário estava previsto pra começar as 14:00hs,mas de forma desorganizada e tumultuada só veio de fato acontecer as 15:30hs,pois o plenário da Câmara,onde supostamente aconteceria o seminário,ficou impossibilitado porque estaria acontecendo outro evento.A Deputada Federal Alice Portugal imediatamente providenciou um auditório pra realização do mesmo,e como não comportaria todos os ACS/ACE,seria transmitido via telão para outros auditórios,mas até isso não foi possível.Após uma suposta formação da mesa com a presença da presidente da Febacs,LUCIA GUTEMBER,relator da comissão o Dep.Federal Domingos Dutra e outras Lideranças.Na tentativa de iniciar o evento a palavra é passada para a FEBACS,que inicia agradecendo a presença de todos e minutos depois é interrompida pela Dep.Alice Portugal que vendo a impossibilidade de continuar o naquele espaço sugeriu então que se fizesse a audiência ao ar livre assim contemplaria todos os ACS/ACE.E assim foi feito.Sem nenhum conforto as representações subiram num canteiro de plantas que serviu de palco,usando o som de uma camionete e falaram os mais de 3 mil acs/ace que ali aguardavam enciosos



PALAVRA DO RELATOR DA COMISSÃO ESPECIAL- DOMINGOS DUTRA.

O Dep.Federal Domingos Dutra,relator da comissão especial inicia sua fala lamentando a falta de respeito com a categoria,onde muitos saíram de longe para estarem nessa luta e são recebidos dessa forma sem lugar pra realização do seminário,tendo que se ajeitar na rua.Mas aproveita para parabenizar a FEBACS pela mobilização que provavelmente será a maior do país.
O mesmo continua ressaltando que a comissão passa por dois momento; o primeiro é o convencimento da Presidenta Dilma em enviar o projeto para a Câmara dos deputados e o outro é o convencimento dos governos estaduais,e municipais em ajudar nos encargos sociais.na oportunidade falou que não conseguiu espaço na agenda do Governador da Bahia jaques Wagner e e nem muito menos com a CNM.



Apos as falas de alguns deputados e principalmente da Dep.Alice Portugal ficou mais do claro que o nosso projeto depende basicamente da Presidenta Dilma e que segundo eles também depende do apoio dos governos estaduais e municipais.E falando nisso informo que não foi registrada a presença de nenhum representante da CNM,CONASEMS,e também da presidente da CONACS Ruth Brilhante.
Além da incansavel Dep.Alice Portugal,o evento foi coordenado pela comissão especial na Pessoa do Dep. Federal Domingos Dutra e da Febacs na pessoa de nossa guerreira Lucia Gutemberg e toda a sua diretoria.

OBSERVAÇÃO:

ESSAS FORAM APENAS UMA PRÉVIA DAS INFORMAÇÕES DO SEMINÁRIO REALIZADO EM SALVADOR-BA EM 18/08/2011,VEJA EM BREVE A COBERTURA COMPLETA DO EVENTO E A AVALIAÇÃO DA FEBACS,NA PALAVRA DA PRESIDENTE LÚCIA GUTEMBERG E SUA DIRETORIA.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comissão sobre piso dos agentes de saúde vota requerimentos


A comissão especial que analisa a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias se reúne nesta tarde dia 16/08/2011 para votar requerimentos de audiência pública.

A comissão especial foi criada para avaliar o Projeto de Lei 7495/06, do Senado, que regulamenta as atividades dos agentes e cria cargos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Diversas outras propostas tramitam em conjunto, como o PL 6111/09, que define o piso nacional da categoria em R$ 930 mensais para profissionais com formação em nível médio.

A Emenda à Constituição 63, de fevereiro de 2010, estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso salarial nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 16


FONTE:AGENCIA CÂMARA DE NOTICIAS

sábado, 13 de agosto de 2011

HOMENAGEM AOS PAÍS DIRETORES E ACS/ACE DO SINDRACS E DE TODO BRASIL...



Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo:
Que fica humilde, quando poderia se exaltar;

Que chora à distancia, a fim de não ser observado;

Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível;

Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta;

Que quase sempre, é chamado de desatualizado;

Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor;

Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber,

Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;

Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias;

Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa.

Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.

Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre.

Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.


O SINDRACS CENTRO LESTE BAHIA,congratula todos os pais por esta data tão especial,que Deus continue abençoando sempre cada um de nóis.Feliz dia dos Pais


SINDRACS CENTRO LESTE BAHIA
Agente Faz! A saúde acontece!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

NEGOCIAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS ACS DE BARROCAS-BA TERMINA EM MAIS UMA VITÓRIA DO SINDRACS CENTRO LESTE BAHIA!!!


Em meio a tantas dificuldades e obstáculos encontrados diariamente no caminho,O SINDRACS CENTRO LESTE,consegue escrever mais um capitulo na história da nossa categoria,especialmente na história da Sub Sede de Barrocas-Ba.
Hoje dia 11 de agosto de 2011,foi realizada uma mesa de negociação com o prefeito do Município de Barrocas para negociar o piso salarial dos Acs,que há muito tempo sonhavam com isso.Participaram dessa negociação,o Sr.Almir Araújo de Queiroz(prefeito),Jorge de Araújo Alves(Presidente do Sindracs),Margarida Souza Estrela(Diretora de Finanças do Sindracs),Elzilandia Ramos(Presidente da Sub Sede de Barrocas),Jaques Qeiroz(Vice Presindente),José Eclesio de Queiroz(Vereador)e o advogado da Prefeitura assim também como alguns acs.Depois de muita luta e persistência,o salário base será equivalente ao repasse do Ministério da Saúde,que hoje equivale a R$ 750,00,o qual é reajustado todo ano,além do salário base de 750,00 o acs terão direito 20/% de adcional de insalubridade e mais o abono familiar que é garantido por lei.
É importante lembrar que essa negociação culminou num projeto de lei que foi encaminhado pra câmara de vereadores,o qual foi apreciado e votado na sessão de hoje,para a alegria de todos os Acs que lotaram o plênario da Câmara de Vereadores para acompalhar a votação.Com a aprovação do projeto todos os Acs serão assegurados de que outro gestor no futuro,não possa negar esse direito._ "Vale ressaltar que a luta não foi fácil mais a vitória veio a acontecer graças a nossa força e o querer do gestor que veio aderir a nossa proposta. Desde já a presidente Elzilandia Ramos e o Vice Presidente Jackes Queiroz e toda equipe agradece a todos que juntos lutaram para que essa vitoria se tornasse realidade no nosso município",disse emocionada a Presidente da sub sede Elzilândia Ramos que não conseguiu segurar as lagrimas.
É o Sindracs Centro Leste Bahia e a Sub Sede de Barrocas presente na luta e na defesa dos direitos da sua categoria,Fazenddo Mais e Melhor por Você!!!


SINDRACS CENTRO LESTE-BAHIA

Agente faz!!! A saúde acontece!!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ISSO É INACREDITÁVEL!!!CNM ALEGA QUE O PISO SALARIAL NACIONAL PODERÁ QUEBRAR OS PSF!



O primeiro Seminário agendado pela Comissão Especial nos Estado aconteceu na última quinta-feira em Goiânia - GO, e com a presença de todos os parlamentares Goianos, o Dep. Raimundo Gomes de Matos do PSDB/CE e os representantes dos Gestores Estaduais e Municipais, a categoria travou um grande debate sobre o financiamento do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE!
O Técnico da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) Denilson Magalhães, em debate com a presidente da Conacs e da Fegacs , Ruth Brilhante, afirmou que muitos prefeitos já estão fechando os PSF por causa da possibilidade da aprovação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE . Esse posicionamento foi refutado com muita revolta pela platéia que chegou a vaiá-lo e com muita propriedade, a Presidente da CONACS e da FEGACS retrucou o representante da CNM dizendo que: “ Exigimos mais respeito ... não são os Agentes de Saúde que estão quebrando as prefeituras... os senhores prefeitos sabem disso! Nós estamos dando lucro para o PSF, através de nós as prefeituras recebem muito dinheiro e o que seria para gastar conosco vocês ficam pagando salários enormes a médicos que nem cumprem as 8h nos PSF! Aqui em nosso Estado, tem prefeitura pagando até R$ 20.000,00 para um médico de PSF, e sem falar dos desvios de recursos que todos os dias assistimos notícias na Televisão!”
A Assessora Jurídica da FEGACS Dra. Elane Alves de Almeida, em sua fala apresentou a proposta da CONACS ressaltando que o Estado de Goiás é atualmente um dos poucos que repassa a contrapartida Estadual para os Municípios, segundo ela, “ Governo de Goiás faz hoje o repasse de 25% de contrapartida Estadual, ou seja, 25% do valor repassado pela União aos Municípios sobre os programas PSF, Saúde Bucal e ACS. Nessa conta, cada município goiano hoje tem o direito de receber da União o valor de R$ 750,00 e do Estado de Goiás o valor de R$ 187,50, perfazendo um total de R$ 937,50.”
Ainda segundo informações da Federação Goiana dos ACS e ACE, a média salarial dos ACS e ACE em Goiás é de 750,00 (Salário bruto), o que facilmente nos leva a conclusão que de fato os Municípios Goianos não terão nenhuma dificuldade financeira em fazer a implantação escalonada do Piso Salarial Nacional conforme proposta da CONACS.
O próximo SEMINÁRIO será Fortaleza-CE, e desde já convocamos todos os ACS e ACE a se fazerem presentes no evento, a partir da 9:00h na Assembléia Legislativa do Estado, levando faixas e cartazes pedindo identificado o município e as entidades que estão apoiando o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

VEJA ABAIXO A AGENDA DOS DEMAIS SEMINÁRIOS JÁ CONFIRMADOS

12/08 – Fortaleza/CE - Assembléia Legislativa do Estado às 09:00 – Coordenação Geral Dep. Federal Raimundo Gomes de Matos – Apoio : Federação dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará

18/08 – Salvador/BA – Assembleia Legislativa do Estado – Coordenação Geral Dep. Amauri Teixeira e Alice Portugal – Apoio : FEBACS - Federação Bahiana dos ACS e ACE

19/08 – Campo Grande/MS - Local: Auditorio Uniderp - Bloco 5, Rua Ceará, 333 - Bairro Miguel Couto Campo Grande – MS, Horario: 13h30min, Coordenador Geral Dep. Federal Geraldo Resende PMDB/MS Apoio: Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande-MS – SISEM Contato: Marcos Tabosa (67) 92027750.

26/08 – São Luiz do Maranhão – Local Multercenter Sebrai - Horário a partir das 09:00h, Coordenador Geral Dep. Federal Domingos Dutra PT/MA Apoio: Federação Maranhense dos ACS

29/08 – Aracajú-SE – Local Assembléia Legislativa do Estado – Horário ainda a confirmar, Coordenação Geral Dep. Federal Andre Moura, Apoio: Federação Sergipana dos ACS.

Policiais e bombeiros acampam em auditório da Câmara em defesa da PEC 300.UM EXEPLO PRA TODOS OS ACS/ACE DE TODO BRASIL.



A manifestação desta terça-feira de policiais e bombeiros, na Câmara, em favor da aprovação de um piso salarial para a categoria, virou vigília. Os agentes de segurança decidiram elevar o tom das ações e permanecer no Auditório Nereu Ramos até que seja definida a votação, em segundo turno, do piso salarial de policiais e bombeiros (PECs 300/08 e 446/09). “Esse já é um espaço ocupado. Só saímos daqui com a votação”, enfatizou um dos líderes do movimento, o cabo Benevenuto Daciolo, bombeiro do Rio de Janeiro.

A reunião chegou a ter momentos tensos, com ameaças de invasão ao Plenário e ao Salão Verde, mas essas iniciativas foram desfeitas com a intervenção do presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Mendonça Prado (DEM-SE), e dos demais deputados, que conseguiram uma reunião entre os manifestantes e o presidente da Câmara, Marco Maia, para a manhã desta quarta-feira.
Daciolo anunciou ainda que os bombeiros cariocas vão iniciar um regime de aquartelamento, manifestação em que a categoria ficará recolhida nos quartéis. Segundo ele, outros estados também aderiram à manobra, que ele espera se tornar um movimento nacional.
Estratégias

Ao invés de apenas pressionar os líderes partidários para a inclusão da proposta em pauta, como faziam nas últimas reuniões, os bombeiros do Rio de Janeiro pediram a renúncia dos deputados que compõem a comissão especial de segurança publica, criada para analisar todas as propostas do setor, inclusive a PEC 300.
Seis deputados decidiram abrir mão da vaga da comissão, composta de 26 titulares e 26 suplentes: Átila Lins (PMDB-AM), Otoniel Lima (PRB-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Delegado Protógenes (PCdoB-SP), Andre Moura (PSC-SE) , Lourival Mendes (PTdoB-MA) e João Campos (PSDB-GO). “Essa é uma comissão que obstrui a PEC 300 e nós vamos fazer que cada parlamentar renuncie hoje a sua cadeira no colegiado”, disse o cabo Daciolo.
Beto Oliveira

Os policiais e bombeiros ameaçam paralisar obras da Copa, caso não tenham reivindicações atendidas.
Por outro lado, os policiais civis ameaçam paralisar as obras de um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, proposta recebida pelos manifestantes aos gritos de “sem PEC, sem Copa”. “Vou mandar um recado aos governantes, de que vamos paralisar as obras da Copa com carros de som e com o apoio de sindicatos da construção civil. E a capital de manifestação já foi escolhida”, avisou o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Jânio Bosco Gandra.
O líder do PR, Lincoln Portela, avaliou que o clima de enfrentamento de policiais e bombeiros é apenas uma reação à inércia da Câmara sobre a proposta. “A PEC já foi aprovada e nada impede que ela seja votada”, disse o líder.
Oposição do PT
Já o deputado Mendonça Prado disse que está “frustrado” com a oposição feita pela liderança do PT, único partido que não assinou o documento pedindo a inclusão da proposta em pauta. “Não é possível que, numa democracia, a maioria de deputados representados por todos os líderes que assinaram o documento fiquem reféns de um único partido. Se o governo não queria votar, não votasse o texto em primeiro turno antes da eleição para, depois, engavetá-lo”, disse o deputado.
Segundo ele, assinaram o documento os líderes Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); Ana Arraes (Bloco PSB/PCdoB/PTB); Lincoln Portela (Bloco PR, PTdoB, PRTB, PRP, PHS, PTC, PSL; Ratinho Júnior (PSC-PR); Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA); Nelson Meurer (PP-PR); Giovanni Queiroz (PDT-PA); Sarney Filho (PV e PPS); Chico Alencar (PSOL-RJ); Lourival Mendes (PTdoB); e Duarte Nogueira (PSDB-SP).

O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), disse que precisa conversar com os governadores antes de tomar qualquer decisão. A maior oposição ao texto é dos governos estaduais, preocupados com o impacto financeiro da proposta, apesar de o texto aprovado não mencionar valores. Enquanto os estados com os maiores salários pagam R$ 4 e R$ 3 mil para policiais em início de carreira, muitos estados remuneram o setor com pouco mais de R$ 1 mil e não gostariam de ver o valor nivelado por cima.
Para tentar atacar esse setor, Mendonça Prado, com o apoio da Comissão de Segurança Pública, apresentou uma proposta que cria o Fundo Nacional de Valorização do Profissional de Segurança Pública (PEC 63/11), que será composto por 5% do Imposto de Renda e 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados. “São R$ 40 bilhões para financiar um salário digno”, defendeu.

SINDRACS:

Que essa paralização dos policiais e bombeiros,sirva de exemplo pra toda nossa categoria,que preciza estar mais unida,num unico proposito que é a aprovaçaõ do nosso piso salarial.
Este é o momento de esquecermos todas as divergencias,pessoais e políticas, e de mãos dadas mostramos a nossa força,pois sozinhos somos fracos,mas juntos podemos muito mais.

SINDRACS CENTRO LESTE- BAHIA
Agente faz!!! A saúde acontece!!!


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CONVITE DA DEP.ALICE PORTUGAL A TODOS OS ACS/ACE DA BAHIA.



CONVITE

Dirijo-me cordialmente a Vossa Senhoria para, em nome da Câma-ra dos Deputados, por meio da Comissão Especial que analisa o proje-to de lei 7.495/06 destinado a criar 5.365 empregos públicos no âmbi-to da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e, em parceria com a As-sembléia Legislativa da Bahia, convidá-lo a participar do Seminário Nacional sobre o projeto, a realizar-se no dia 18 de agosto, às 14:30h, nas salas deputado Luís Cabral/deputado Herculano Menezes, na Assembléia Legislativa.
O evento tem por objetivo consultar a sociedade baiana, suas autoridades, gestores e lideranças do setor, sobre as demandas do estado na área da saúde, particularmente os programas que envolvem a contratação de agentes comunitários de saúde e de combate às ende-mias.
Na ocasião, estarão presentes o relator do projeto, deputado federal Domingos Dutra e os autores do requerimento de convocação e coordenadores do evento, deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) e deputado federal Amaury Teixeira (PT-BA), com a participação de deputados estaduais e vereadores.


ALICE PORTUGAL
Deputada Federal (PCdoB)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PREFEITO DE IPECAETÁ-BA AMEAÇA EXONERAR 16 ACS APÓS 13 ANOS DE TRABALHO.


O Prefeito do Município de Ipecaetá-Ba o Exmº.Sr AILTON SOUZA SILVA, ameaça exonerar 16 Acs,alegando não ter nenhum documento que prove a seleção dos 16 ACS feita no ano de 1998 e principalmente por o antigo prefeito ter efetivado os mesmos e não ter assinado e homologado o termo de posse.
O Sindracs por sua vez ja fez varias tentativas no sentido de resolver essa situação,no entanto nunca foi recebidos pelo prefeito,muito menos pelo secretário de Saude do Município e sim por acessores.A ultima tentativa de negociação foi no ultimo dia 28 desde mes,quando o sindicato foi informado que o prefeito teria dado uma intimação com o prazo de 15 dias aos ACS, a contar a partir do dia 28 para providenciar todos os documentos,caso ao contrario serão demitidos.
O sindicato através da Secretaria Geral:Elinalva Batista da Siva e da Diretora de Finanças:Margarida Estrela estiveram no ultimo dia 01 de agosto na SESAB,onde levaram esse fato ao conhecimento do Sr.Ricardo; Diretor da Atençaõ Basica.Ele ficou estarrecido com esse problema e prometeu providenciar os documentos o mais rapido possivel.Mas orientou que o Sindicato busque através da justiça uma liminar,para garantir o direito dos ACS,caso a documentação não fique pronta até o prazo da intimação.
Gostariamos de salientar que nós que fazemos o Sindracs,com muita humildade e respeito pela nossa categoria,não mediremos esforços para defender e garantir o direito de nossos colegas.Imagine voceis a situação de nossos colegas depois de 13 anos de trabalho serem demitidos desta forma arbitraria.Esse é mais um desafio que vamos vencer.


SINDRACS CENTRO LESTE-BAHIA

Agente Faz!A saúde acontece!

CONHEÇA A NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA FEBACS



PRESIDENTE:
Maria de Lucia de Santana Gutemberg-Feira de Santana

1º VICE PRESIDENTE:
Marivalda Santos Pereira Araújo-Guanambí

2º VICE PRESIDENTE:
Roque Honorato Santos-Valença

3º VICE PRESIDENTE:
Jorge de Araújo Alves-São Gonçalo dos Campos

SERCRETÁRIA GERAL:
Edmeia Gonçalves da Silva-São Sebastião do Passé

SUB SECRETÁRIO:
Antonio Oliveira do Rosário-Feira de Santana

DIRETOR FINANCEIRO:
Renildo Cerqueira de Souza-Santanópolis

TESOUREIRO:
Luciano de Santana Moreira-Valente

DEPARTAMENTO JURIDICO:
Ana Carolina de Jesus Borges Prazeres:Varzedo

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO:
Rosilda Rodrigues Sodré-Irecê

DEPARTAMENTO SOCIAL:
Tobias Albino dos Santos-Eunapolis

DIRETOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS:
Arisnaldo Abelardo de Santana_Novo Triunfo

DIRETOR DE ESPORTE E CULTURA:
Valdemir José da Silva-Itabuna


CONSELHO FISCAL:

Valcy Pereira Santos Carneiro-Feira de Santana
Walmir da Palma Silva-Aratuipe-Ba
Marilda de Souza Ferreira-Feira de Santana
Tania Maria Santos-Santo Antonio de Jesus
Elinalva Batista da Silva-Ameila Rodrigues
Anaraildes da Silva- Catú-Ba
Marizete Silva Vieira-Caiteté

DIRETORES TRANSITORIOS:
OBS:Será escolhidos ao longo do tempo conforme avaliação do perfil de um Diretor.